/home/claudio

Grajaú

Posted in Escalada by cbrisighello on setembro 23, 2008

Conversando com um amigo escocês que atualmente mora aqui no RJ, ouvi uma opinião que pode surpreender os céticos: se pegarmos um setor de boulders lá da Reserva Florestal do Grajaú, localizada na zona norte do Rio, é comparável a um setor de Fontainebleau como Bas Cuvier. É isso aí brasileirada, pasmem…

Eu já estive em “Bleau” e até então achava um exagero absurdo a comparação acima citada. Veja bem, a idéia desse post não é estimular polêmicas duvidosas, mas sim convidá-los a visitar o Grajaú! Posso garantir que, para quem nunca foi, se sentirá como criança adentrando um parque de diversões… é pedra para todos os lados, você vai sair correndo sem saber em qual brincar primeiro. Tem de tudo: highballs, lowballs, problemas de V0 a V-Projeto em negativinhos, negativões, tetos, travessias, botes, bases boas e até um gigantesco maciço para escaladas tradicionais (Pico do Perdido do Andaraí). Em detalhes, existe lá o primeiro boulder de nono grau (V9) do país, o “Olhos de Fogo”, escalado pelo Paulo “Macaco” na década de oitenta ; sem falar da cave do “Edmundo”, uma fenda/teto com mais de 15 metros em agarras boas, no máximo a 2 metros do chão. O único detalhe que costumam comentar é a abrasividade, um granito que exige certa aclimatação (leia-se tolerância a dor :-) portanto prepare sua pele! Para maiores informações, procure pelo “Guia de Escaladas do Grajaú“, escrito pelo escalador local André “Maluquinho”.

Tagged with: ,

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Diego said, on setembro 24, 2008 at 5:40 pm

    Parabéns pelo texto! É impressionante como a maioria da galera não valoriza o Grajaú. O pico é alucinante! Ele possui inúmeros problemas e quando parece que tudo já foi explorado… surgem novos blocos para a diversão dos locais. Não é por acaso que o pico é conhecido como o paraíso dos boulders.
    Abraços,
    Diego


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: