/home/claudio

Sobre o Campeonato Estadual de Boulder RJ 2008

Posted in Escalada by cbrisighello on outubro 31, 2008

Neste mês de outubro terminou o Campeonato Estadual de Escalada (Boulder) do RJ 2008. Sobre os resultados oficiais eu indico 2 artigos:

Blog da Lojinha de Escalada
Blog do Caio Gomes

E clicando neste link pode-se conferir algumas fotos que fiz desta última etapa na Limite Vertical.

Aproveito este espaço para adicionar impressões pessoais minhas sobre o campeonato. Participei de 3 das 4 etapas (faltei na de Nova Friburgo).

Desde que me mudei ao RJ faz uns 4 anos, não acontecia um circuito anual de competição de escalada no RJ. Até então eu não tinha o costume de participar, era partidário dos “não competitivos” e somente assistia a estes eventos quando chovia e não podia viajar à rocha. Desde então envelheci um pouco, chegou a crise dos 30 :-] e hoje discordo da minha atitude de outrora, pelo contrário, acho que todo escalador que opta pela modalidade esportiva deveria se federar e apoiar ativamente quaisquer eventos “indoor” de seu estado, onde cria-se espaço a empresas do ramo, dá-se oportunidade a escaladores de elite e até iniciantes, surge a demanda de novos espaços, melhorias, enfim, impulsiona-se o progresso desta atividade. Bom, não vou me delongar aqui, leia o email da Patrícia Mattos no blog da Yuri e valorize a seção de “agradecimentos”.

Sobre o campeonato todo em si, minha única sugestão seria na montagem das vias (principalmente nas finais), onde notei uma predominância de botes, que são movimentos obrigatórios por entreter o público com belos vôos, e são mais fáceis de se configurar, bastando apenas longa distância entre duas agarras. Poderíamos ter mais espaço para problemas criativos de leitura e pressão, que podem ser igualmente acrobáticos e ainda testar a versatilidade do escalador, derrubando-o não somente por falta de alcance. Outra coisa que notei ao assistir o vídeo da última etapa durante a montagem das rotas finais, é a falta de testes nos movimentos, o que é importante no trabalho do route-setter afim de evitar linhas inesperadamente “impossíveis”, frustrando competidor e espectador. Mas independente de minha opinião pessoal, tenho certeza que este ano serviu de grande experiência e aprendizado à equipe que montou as vias e estão todos de parabéns pelo super empenho. Portanto, ano que vem promete! Até lá!!

Deixe uma resposta

