/home/claudio

Algumas fotos recentes, comentadas

Posted in Escalada by cbrisighello on março 19, 2009

Abaixo compartilho a concepção de algumas fotos recentes:

O bloco do “Banana Amassada” no Grajaú/RJ, fica no setor ao lado dos banheiros do parque, não exatamente o local mais bonito para uma foto.

Fotografia é luz, e ultimamente tenho experimentado a combinação de iluminação artificial (flash) em plena luz do dia para preencher ambientes com sombras irregulares em demasia, o que é comum no Brasil com suas florestas tropicais. Nesta foto vemos o Daniel Lustoza em uma linha que se não me falha a memória é um V7 ou V8.

Gostei da posição em formato de “V” com o toe-hook, a contração muscular em evidência, o colorido dos crashpads e a vegetação sob o sol atrás. O flash está em um tripé no canto esquerdo, acionado com disparadores via rádio.

As fotos acima são do Campo Escola 2000 na Floresta da Tijuca, de uma nova linha sendo conquistada pelos escaladores Lucas (Jah) e Bernardo (Biê), que propõe um início a partir do chão à via Ziquizira 10a. Este trecho a muito tempo é visualizado como bastante  futurista (leia-se CASCUDO). Quem sabe o futuro chegou agora? :-)

Sobre as capturas em si: o local é bastante escuro e no dia estava chovendo, o que esfria ainda mais as cores e me causou certa granulação devido à sensibilidade de filme que precisei utilizar. Procurei preencher as imagens com bastante daquele granito, que possue características lindas como o recorte/caverna na esquerda e uma negatividade notável, e de quebra ganho um maior campo refletor de luz. Também procurei omitir o chão por 2 motivos – ilusão aérea (perda de referência do solo) normalmente difícil de se conseguir em fotos tiradas do chão, e foco no sujeito/escalador (escondendo o crowd de pessoas que normalmente temos na base dessa falésia).

Na 1a. imagem gostei de capturar a posição em extensão máxima (tensão corporal) com todos os pontos de contato (mãos e pés) à mostra, assim como escaladores minúsculos ao fundo da foto, dando noção longitudinal da grandeza desta parede. Na 2a. eu aproximei um pouco mais e gostei de ter conseguido pegar o rosto do escalador e o contorcionismo do heel-hook. A lente que venho usando mais para escalada é uma Sigma 10-20mm.

—x—

Bons ventos a todos!

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Naoki said, on março 19, 2009 at 6:19 pm

    Fala ae Cláudio!
    Massa as fotos comentadas. Legal saber o q a pessoa pensava (ou n) na hora de fazer a foto.

    Abracao


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: