/home/claudio

P/B

Posted in Escalada by cbrisighello on março 16, 2010

Um pouco de preto e branco, para variar…

Utilizei um filtro ND graduado do Galen Rowell nesta composição, equipo que ainda não dominei como gostaria. Este filtro é ideal  em fotografias panorâmicas onde temos uma diferença de exposição maior que 2 f/stops dentro da mesma imagem, pois conseguimos equilibrar a fotometragem de uma maneira que não é possível em pós-processamento (ie: photoshop).  Posicionei o filtro em diagonal na linha do vale que tange as araucárias, pode-se ver que a extremidade delas está mais escura… sem isso, a metade superior da foto estaria toda estourada, perdendo-se a bela vista para o vale. Nossa, como é difícil enxergar a transição no filtro do claro para o escuro!

Sobre o lugar em si, Luminosa é um município já em Minas Gerais, sendo que indo até lá de São Bento do Sapucaí, passa-se em frente a um terreno repleto de blocos (e uma falésia).  Não se trata de uma meca em potencial, mas tem algumas boas linhas como esta que registrei do Mr. Taka & família. Infelizmente ele não escala hoje em dia, então não mais verei um ser humano com tanta pressão de reglete… quem o conhece sabe bem do que estou falando! :-)

E na foto acima deixo uma referência de respeito: Ansel Adams, o melhor “black&white landscape photographer” que conheço, tido como o primeiríssimo a explorar a técnica de HDR, mesmo vivendo a décadas da era digital!

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Alvaro said, on março 16, 2010 at 4:01 pm

    Famoso sistema de zonas!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: