/home/claudio

Pão de queijo

Posted in 'Baixa' Gastronomia by cbrisighello on julho 21, 2011

Antes de partir pros pães de massas fermentadas, que tal uma autêntica delícia brasileira? “Atração turística” obrigatória em MG, difícil quem não goste da dupla pão de queijo + cafezinho! E antes que alguém conteste sua originalidade, seu parente latino – chipá – segue um método bem diferente e, nacionalismos à parte, acho bem pior.

Seguindo a nossa filosofia anti-consumo/slow-food, esqueça aqueles industrializados/congelados de supermercado. Surpreenda-se descobrindo que fazer a própria massa é tão simples quanto juntar uns ingredientes numa bacia e mandar pro forno. E o principal, é MUITO mais gostoso. Depois de testar uma dúzia de receitas, compartilho uma adaptação  de minha preferência:

Ingredientes: (rende uns 30 pãezinhos de tamanho médio)

– 500g de polvilho azedo
1 xícara de leite
1 xícara de água
1/2 xícara de óleo
1 colher (chá) de sal
3 ovos batidos
250g de queijo

Preparo:

Peneire o polvilho e reserve em um recipiente para ser escaldado. Junte a água, leite, óleo e sal em uma panela e leve à fervura. Despeje o líquido quente no polvilho, mexendo até hidratá-lo bem, deixando-o pré-cozido. Sabe aquele pãozinho com gosto de polvilho e textura dura e arenosa? Provavelmente a massa não foi escaldada. Espere esfriar um pouco para então juntar os ovos e o queijo, que tradicionalmente é o meia-cura, mas na falta dele vc pode usar o que bem gostar, eu costumo colocar 150g de parmesão (não muito forte) e 100g de mussarela, ralados. Muitas receitas pedem 100% de queijo (500g neste caso), eu uso metade disso e fico satisfeito (meu bolso tbem!). Essa mistura toda é normalmente feita com as mãos, mas nada impede de usar um processador (modernidade que pode soar como heresia aos antigos mineiros).

Enfim, descanse a meleca toda na geladeira em recipiente fechado (pelo menos 1h), para deixar a massa mais fácil de manipular depois. Aí é só bolear os pãezinhos no seu tamanho predileto, deixando-os iguais para assarem por igual – cerca de 30 a 40min. a 220 graus – em assadeira levemente untada. O resultado deve ficar sequinho por fora e macio por dentro, bem leve. Eu costumo congelar o restante da massa para assar quando der vontade!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: