/home/claudio

Pão de forma

Posted in 'Baixa' Gastronomia by cbrisighello on agosto 1, 2011

Vamos fazer esse pão que tanto vemos nas prateleiras dos supermercados e usamos em nossos sandubinhas. Bem básico, pra começar o negócio. Uma fatia dessas com manteiga e sal na chapa, deixa teu café da manhã mais feliz :-)

Ingredientes

500g farinha de trigo

10g sal (2% da massa)
50g açúcar refinado (10%)
15g fermento biológico (2 a 3%)
250g leite (ou o quanto baste)
1 ovo (pra não deixar o miolo esburacar muito)

Preparo

Em uma bacia ou mesa, despeje a farinha, faça um buraco no meio e coloque o ovo, açúcar e sal de um lado e o fermento picado do outro (o fermento começa a morrer em contato direto com o sal). Em seguida adicione o leite.

Comece a etapa de mistura: enfie todos os dedos e misture até formar uma meleca homogênea. Uma espátula costuma ajudar, se tiver um processador de alimentos (com a pá de massa) ou uma batedeira, melhor ainda. Evite a tentação de enfarinhar a massa, ela deve ficar levemente grudenta. Mas não se preocupe. Acima de tudo, divirta-se! Acertar direitinho o ponto da massa só fica mais importante em pães rústicos/artesanais como o desse post.

Agora é sovar com carinho por alguns minutos: estique (sem rasgar) e dobre/amasse como se estivesse exercitando a sua elasticidade. Assim se formará o tal do glúten, perceptível ao esticar um pouco a massa, ela não deve rasgar com pouca tensão. Em massas mais úmidas ou grudentas, o método Bertinet, ilustrado neste vídeo,é muito eficiente. Novamente, não se preocupe se não ficar perfeito, a massa se sustentará em uma forma!

Deixe fermentar até que dobre de volume, em recipiente levemente untado com óleo e tampado, ou com um pano úmido em cima. O tempo vai depender da temperatura ambiente, portanto observar a massa é mais preciso do que usar o relógio! Costuma demorar 1 hora a 25 graus, quando o fermento fica bem ativo.

Passada essa fermentação primária, retorne-a para a mesa e retire o ar produzido pela fermentação com uns tapas bem dados. A idéia não é achatá-la, mas tirar o ar para que ela cresça e se fortaleça novamente, ganhando mais sabor. Agora é hora de separar um pedaço ideal para sua forma. No meu caso, modelo uma bola oval de 400g e coloco na forma levemente untada com óleo, coberta com o paninho para que cresça novamente.

Pré-aqueça o forno no máximo, por pelo menos meia hora. Se puder, adquira um termômetro para deixar lá dentro, pois o pseudo-termostato de um fogão doméstico não corresponde à realidade. Enfim, asse a 220 graus por meia hora ou até começar a amarronzar. Antes disso, poderíamos pincelar a massa, mas vamos simplificar e deixar para uma próxima. Após desenformar, espere esfriar um pouco e voilá, seu pãozinho caseiro está pronto!

ps: se vc não se convenceu a tentar seu o pão, aqui vai um apelo “ideológico”, confira o trailer abaixo e reflita.

5 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Angela Paulsen said, on agosto 15, 2011 at 10:50 pm

    pão na chapa! *_*

  2. […] Esse pão italiano das fotos, assado dentro de uma panela de ferro, foi feito todo na mão por este prego que vos escreve… ou seja, se eu fiz vc tbem consegue! ;-) Então, bora fazer o nosso próprio pão? […]

  3. […] formas, máquinas e ingredientes caros certamente produzirá delícias de execução bem mais prática. […]

  4. Pão nosso de cada dia said, on agosto 26, 2012 at 12:19 pm

    […] quem deseja fazer mas não entende nada disso, relembro meu 1º post a respeito e indico o site/comunidade thefreshloaf.com, ou mesmo o google. Parte da experiência é […]

  5. Focaccia « /home/claudio said, on dezembro 17, 2012 at 3:20 pm

    […] A grosso modo e desmistificando (me perdoem os puristas), uma focaccia é uma boa pedida para iniciantes, pois trata-se de um produto bem rústico e sem todas as precisões que um pão boleado a mão […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: