/home/claudio

Macarrão + Abobrinha + Pesto

Posted in 'Baixa' Gastronomia by cbrisighello on agosto 21, 2011

Taí uma combinação comum, fácil e leve. A abobrinha e o alho são “irmãos”, harmonizam com o toque suave de alho do pesto, cujo parmesão tbem vai bem com a abobrinha, o pinhão dá a mordida, o manjericão adora uma massa e o azeite liga tudo! Ótimo em dias quentes ou simplesmente uma prazeirosa injeção de carboidratos…

Não tem segredo, a recomendação principal mesmo é fazer a abobrinha fatiada em tiras fininhas. Um descascador (peeler) ou a lâmina do ralador ajudam neste caso. Pra combinar com as tiras de abobrinha, importante a massa ser do tipo tagliatelle ou pappardelle. A idéia é que as tiras de abobrinha e macarrão se confundam e enrolem juntas na mesma garfada. Eu faço a minha própria massa e recomendo a todos: nada como comer ela fresquinha, do tamanho que vc quiser, rústica e elaborada com carinho. Mas isso é assunto para um outro post.

Uma abobrinha italiana fatiada costuma servir este macarrão para 2 pessoas, assim como 1 dente de alho, que não precisa ser muito grande pois já tem alho no pesto. Este, por sua vez, tenho feito com pinhão cozido, uma adaptação de sotaque “local” que fica ótima, na falta do pinoli. Basta misturar com um bom punhado de manjericão fresco, um pouco de alho picadinho, azeite e parmesão ralado. Um processador facilita este processo. Os mais puristas usam pilão/almofariz. As quantidades vou deixar para vc determinar, é preciso provar e ir ajustando o pesto…

Enquanto esquenta uma panela com água e uma pitada de sal para o macarrão, refogue no azeite o alho e em seguida as tiras de abobrinha. Ajuste o sal, adicione pimenta do reino moída e umas gotinhas de limão, que costumam puxar o frescor do manjericão. Isso não leva mais que 2 minutinhos, queremos a abobrinha al dente, pois se ela amolecer muito, aí vai embolar, grudar, desmanchar ou perder a “paridade” com o macarrão, que assim que for escorrido deve ser colocado ainda quente na frigideira das abobrinhas e misturado bem, durante alguns minutos para que pegue sabor. Aproveite para corrigir o tempero e azeitar um pouco mais.

Para servir, monte o prato com colheradas generosas do pesto e um bom parmesão ralado em cima, mais um fio de azeite para arrematar. Algo me diz que cervejas claras de trigo fariam o par perfeito desse trem!

5 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Yuri said, on agosto 22, 2011 at 4:02 pm

    Hmmmm… dos meus favoritos :-D :-*.

  2. Paulo Machado said, on agosto 24, 2011 at 8:21 pm

    Putz, da vontade de voltar ai só pra experimentar mais alguns desses pratos.
    Estou esperando o post com a receita do macarrão.
    É mais fácil ir até aí pra experimentar, mas com a receita pode ser que eu me anime a tentar a sorte por aqui.

  3. Francelle Jacobsen said, on agosto 24, 2011 at 10:12 pm

    Nossa! Maravilhoso!

  4. Daniel J. Casas said, on setembro 6, 2011 at 11:51 pm

    Uauuu num é que funciona essa receita…bouuuuaaaa bixo valeu a dica!!!
    Incrível!!
    Dani Casas

  5. Macarrão com shitake | /home/claudio said, on janeiro 20, 2014 at 2:49 am

    […] Outra sugestão de pasta sem o tradicional molho vermelho: Macarrão com Abobrinha e Pesto! […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: