/home/claudio

Risoto de beterraba com iogurte

Posted in 'Baixa' Gastronomia by cbrisighello on janeiro 29, 2012

Esse arroz é bonito, leve e costuma converter até os maiores desafetos deste tubérculo maravilhoso que é a beterraba. Descasque 2 delas, picando grosseiramente e bata no liquidificador com água. Se tiver uma centrífuga (juicer), melhor ainda. Coar e reservar o suco em uma panelinha.

Na panela do arroz, refogue um pouco de alho e cebola picadinhos, em seguida adicione o arroz (eu usei gohan, na falta do arbóreo) e deixe-o fritar brevemente, com cuidado para não queimar, mexendo de vez em quando. Neste momento, costuma-se adicionar uma bebida como vinho branco ou vermouth. Eu coloco uma dose de vinagre balsâmico e tampo a panela por alguns segundos para o vapor aromatizar o arroz. Aí é só começar a adicionar o caldo de beterraba (fervendo) aos poucos, até cobrir tudo. Vc pode mexer um pouco, suavemente, sem detonar o arroz. Continue adicionando o caldo conforme necessário, experimentando até que fique al dente. Neste ponto, desligue o fogo, é hora de temperar: ajuste o sal (inevitável ficar doce devido à beterraba, mas o parmesão ajuda balancear); coloque um pouquinho de açafrão diluído em água (combina bastante!), um bom punhado de parmesão ralado e misture bem. Por último uma colherada de manteiga para finalizar com brilho e mais sabor.

No prato, em volta do arroz (que deverá ficar bem úmido e com cor forte), espalhe o iogurte: eu prefiro tipo coalhada, bem azedinho e não muito líquido. Se não tiver, vc pode engrossar iogurte natural deixando-o em um coador de papel (de café) por 1/2 hora na geladeira, mais  meio limão espremido e uma pitada de sal. Par perfeito com o arroz de beterraba! Vai muito bem com vinho tinto, comi esse da foto com um Merlot, cuja doçura harmoniza com o arroz, e a acidez emenda no iogurte. Recomendo!!!

Inspiração: restaurante Maní, by Helena Rizzo

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Ito said, on janeiro 29, 2012 at 4:57 pm

    Eu não dava valor a estes posts até experimentar uma das receitas feitas pelo bro… maravilhoso! Realmente mudança para melhor!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: