/home/claudio

Tortilla

Posted in 'Baixa' Gastronomia by cbrisighello on março 13, 2013

Taí um quitute prático/fácil, ótimo para fazer uma limpa nos restos da sua geladeira. Comfort food total!

Tortilla

A quantidade de ovos e batatas vai depender do tamanho da sua frigideira. No caso da foto, coloquei tudo em uma assadeira e mandei pro forno. Foram 2 batatas, 2 cebolas, 6 ovos. É mais comum fazerem na frigideira, virando com o auxílio de um prato, cozinhando assim ambos os lados da tortilla.

Com relação às batatas, gosto de cozinhá-las bem, até o ponto em que os pedaços deslizam facilmente na ponta de uma faca. Deixo elas secarem em uma peneira, depois refogo na manteiga para dourar um pouco e aproveito o momento para temperar com o que der na telha. Essa que fiz tinha alecrim, grande parceiro da batata. Se for usar, vale a pena branquear o galho de alecrim em água fervente por uns 15 segundos, depois esfrie sob água gelada. Vai “despertar” seu maravilhoso aroma! Ah sim, refogue a cebola picada até caramelizar… sua doçura é bem vinda!

Em um grande recipiente, junte tudo com os ovos batidos (com sal à gosto e um pouco de leite) e outros adjuntos. Na tortilla espanhola tradicional vai cebola, mas vc (e sua geladeira) quem manda! Invente sua combinação e despeje tudo na frigideira em fogo não muito alto para não queimar por fora antes de cozinhar o interior. Se for de cabo metálico, pode-se finalizar no forno sem a necessidade de executar a temida “manobra” da virada.

Assim como no omelete, a tortilla vai bem demais com uma salada verde. Bon apetit!!

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Alessandra said, on março 15, 2013 at 11:36 am

    Boa dica do alecrim! Vou tentar :->

    • cbrisighello said, on março 15, 2013 at 2:47 pm

      Pois é… eu achava uma frescura, até experimentar. Realmente potencializa aroma/sabor/cor! Pode-se fazer isso com quaisquer outras ervas frescas, variando apenas o tempo de fervura: folhas mais delicadas, apenas um rápido mergulho; galhos mais rústicos ou grossos, ferver por mais tempo. E sempre parar o processo com água gelada. Ótimo para deixar dentro de um vidro de azeite! Abs


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: