/home/claudio

Saudosismo empanado

Posted in 'Baixa' Gastronomia by cbrisighello on março 31, 2013

Filé empanado costuma lembrar comida de mamãe. Que nem carne de panela, almôndegas com purê. Sinto que culinária também é nostalgia. Vale a pena matar essa saudade, fazendo vc mesmo!

Frango_Empanado

Eu gosto é de fazer com peito de frango. É recomendável fazer um corte tipo “borboleta”, abrindo em 2 filés mais finos. Depois, coloque um filme plástico em cima e bata na carne com um rolo de massa ou com suas próprias mãos, afim de deixá-la fina por igual. Toda essa frescura vai vingar na hora que for pra frigideira: um filé muito alto vai demorar pra cozinhar e queimará a farinha no seu exterior primeiro.

É um pouco trabalhoso, porém simples: tempere os filés com sal à gosto, passe na farinha branca, depois pincele ovo batido e por fim cubra com farinha de rosca. No meu caso, produzo a minha com restos de pão de fermentação natural. É só jogar aquele pão velho e duro no liquidificador! Mande pra frigideira bem quente, com um pedaço de manteiga e um fio de azeite. Vire depois de uns 2 minutos e, para saber que o interior não está cru, pressione a carne com o dedo, ela deverá voltar com uma certa elasticidade. O ponto ideal é aquele tenro e suculento, com a casca dourada e não muito gordurosa. Pra mim, bem mais bonito que aquele filé de frango grelhado e sem graça…

O franguinho empanado pede um acompanhamento cremoso, que dê contraste e destaque a sua crocância. No exemplo da foto, eu deveria ter feito um purê com a abóbora kabocha. Mesmo assim, tava bom demais! Bon apetit!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: