/home/claudio

I ♥ Risottos

Posted in 'Baixa' Gastronomia by cbrisighello on junho 13, 2013

Amo um risotinho. A execução é prática e se encaixa perfeitamente naquele esquema “comfort food”, o que tiver na geladeira ou despensa pode muito bem incrementar um belo arroz. Além de ser bom para servir várias pessoas sem a complicação de montar pratos cheios de componentes: o resultado fica todo em uma única panela cheia de sabores!

Risoto de frango com maracujá

O método básico normalmente inicia com um refogado de temperos (ex.: alho e cebola), em seguida adiciona-se o arroz (dos apropriados, o mais em conta costuma ser o arbóreo). Mexendo constantemente para não queimar ou grudar (panela de fundo grosso!), adicionamos então um líquido para aromatizar, tradicionalmente vinho branco mas, na ausência dele, já usei até cachaça com sassafraz, vinagre balsâmico e etc., lembrando sempre de tampar a panela para conter o vapor. Essa etapa faz uma diferença! A partir daí, juntamos o caldo de cozimento, que pode ser de legumes, carnes ou até um chá (ex.: infusão de calêndula fica jóia), o importante é adicionar aos poucos para que possamos controlar o ponto “al dente” do arroz. Ao final, é só juntar o sabor desejado e ajustar temperos. No caso da foto, fiz uma gororoba com iscas de frango refogado com alecrim, finalizando com uma mistura de maracujá doce aqui do quintal, iogurte caseiro, cúrcuma, mostarda, limão e cebolinha. Ficou perfumado! Por fim, pode-se adicionar um bom parmesão ralado na hora mais uma obrigatória colher de manteiga. O arroz deve ficar BEM úmido.

Não coloquei tudo em “passo a passo” justamente para estimular a desenvoltura criativa do negócio. Não se prenda à receitas robóticas, muito menos ao método acima! Mão na massa pessoal… ops, na panela!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: