/home/claudio

Macarrão com shitake

Posted in 'Baixa' Gastronomia by cbrisighello on janeiro 20, 2014

Fazendo jus às minhas origens ítalo-nipônicas, aqui vai um sushi à bolonhesa macarrão com shitake e molho de missô. Cogumelo e pasta de soja, duas excelentes fontes de proteína. Se em outra reencarnação (nunca nesta vida) eu for vegetariano, comeria essas delícias carnudas todo santo dia…

Receita (2 porções)

  • Prepare o molho: em um recipiente, coloque 2 colheres de sopa de missô, 1 colher de chá de açúcar e uma pequena dose de óleo de gergelim e molho de peixe. Adicione vinagre de arroz até dar consistência bem pastosa. Todos esses ingredientes podem ser encontrados naquela prateleira “japa” do mercado ou loja natureba. Prove o molho, deve estar forte porém não salgado, tipo agridoce.
  • Lave e pique o shitake fresco (bandeja de 200g), retirando os talos mais duros. Gosto de picar no tamanho do macarrão, propiciando uma “confusão harmoniosa” nas garfadas. Escolhi massa tipo parafuso, integral nesta ocasião, 2 xícaras. Refogue os cogumelos na manteiga, sem nenhum tempero. Após alguns minutinhos, desligue o fogo e junte 2/3 do molho, misturando bem.
  • Adicione o macarrão cozido al dente na frigideira dos cogumelos, sob fogo baixo. Despeje um pouco da água de cozimento no restante do molho reservado, e junte tudo na frigideira, mexendo constantemente por um minuto. Desligue o fogo, adicione uma colherada de manteiga para finalizar e um bom punhado de cebolinha picada. Sirva imediatamente, de preferência com um bom chá.

Outra sugestão de pasta sem o tradicional molho vermelho: Macarrão com Abobrinha e Pesto!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: